Dando continuidade ao esforço de divulgação de livros sobre a metodologia de pesquisa-ação, com intuito de atualizar a literatura especializada dispo-nível no Brasil, traduzimos este livro inédito de André Morin, professor emérito da Universidade de Montreal (Quebec, Canadá). Amadurecida a partir de várias décadas de expe-riências, a concepção do professor Morin oferece um quadro de reflexão sobre a metodologia de pesquisa-ação e vários instrumentos de observação, registro, interpretação e redação coletiva, para organizar os projetos principalmente voltados para educação, formação de adultos, com possibilidades de adaptação em amplo leque de práticas sociais. No plano teórico, a metodologia proposta se baseia em princípios que foram esboçados por Roger Bastide, Henri Desroche, Jean Dubost. Também são consideradas como fontes de inspiração autores como Paulo Freire, Jürgen Habermas e muitos outros especialistas da educação, filosofia e ciências humanas. A dimensão sistêmica adotada na fase mais elaborada da metodologia de pesquisa-ação remete a autores clássicos, como Ludwig Von Bertalanffy e Edgar Morin, encarando a questão da complexidade. A perspectiva antropopedagógica a que se refere o autor consiste na aplicação e adaptação de métodos de observação participante da antropologia e de princípios da pedagogia aberta, que é baseada na autonomia dos educandos, atualizando as propostas educacionais de tipo emancipatório. No plano prático, são apresentadas técnicas de escrita ou redação coletiva que permitem aos atores da situação investigada terem uma participação efetiva na geração e na construção dos conhecimentos, tornando-os assim autores ou co-autores dos projetos de pesquisa-ação. Consideramos que, em seu conjunto, este livro será de grande valia para professores, estudantes e atores sociais interessados em pesquisa-ação, pesquisa participativa e práticas educativas diversas, no intuito de melhor conhecer e agir em um mundo em trans-formação. Na mesma série de tradução e publicação de livros de atualização metodológica, já foi lançado o livro de Khalid El Andaloussi, intitulado “Pesquisa-ações. Ciência. Desenvolvimento. Democracia”, EdUFSCar, 2004. Livros de outros autores estão em preparação. Michel Thiollent (Coppe/UFRJ) Tradução Michel Thiollent