Estudantes, professores, instrutores e demais profissionais da área encontram nesta obra, de linguagem simples, objetiva e didática, os conceitos mais relevantes para os cursos técnicos e de graduação em que a disciplina Ética e Cidadania Organizacional seja contemplada. Inicia com a origem e a evolução do homem, o surgimento de sua cultura, a simbolização da vida social, a diversidade cultural e as culturas nacionais. Traz os fundamentos de cidadania para uma vida mais justa, bem como a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Aborda a cidadania nas organizações e suas origens, estado de ânimo, satisfação no trabalho, absenteísmo e controle do tempo. Conceitua ética e moral, sua evolução histórica, princípios fundamentais, paradigmas e polêmicas, além de explanar a ética nas profissões regulamentadas pelo MTE e o Código de Ética do Administrador. Também traz temas essenciais do Código de Defesa do Consumidor e as atribuições da fundação PROCON. Destaca os princípios do direito trabalhista, as relações de trabalho e emprego e o serviço voluntário, as resoluções do contrato de trabalho por justa causa, despedida indireta e culpa recíproca. Aborda os riscos ambientais com agentes físicos, químicos e biológicos, e ainda projetos ambientais voltados a empresas, tais como produção limpa, uso racional da água, tratamento de efluentes e classificação de resíduos. Descreve de forma objetiva a segurança do trabalho nas organizações, as atribuições da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) nas empresas. Comenta a legislação trabalhista relativa aos acidentes de trabalho, incluindo preenchimento da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), prevenção de incêndios, conceitos de ergonomia, equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC), primeiros socorros, segurança com eletricidade e as principais doenças ocupacionais. Abrange comunicação e marketing como ferramentas para atingir o sucesso pessoal e profissional, comunicação verbal e não verbal, canais de comunicação e critérios de imagem. Por fim, elenca um dos temas mais importantes do ambiente organizacional, a gestão de qualidade, contendo seus sistemas e ferramentas, a evolução do conceito de qualidade, princípios da qualidade total e a NBR série ISO 9000. Cada capítulo conta com um resumo, exercícios de revisão e de fixação em forma de múltipla escolha para melhor compreensão do conteúdo.