Este é um livro não só de didática, mas de didática e teorias educacionais. É um livro voltado para que o professor possa desempenhar melhor seu trabalho de organização das atividades de ensino e aprendizagem na escola e, também, um livro que pretende dar condições, ao seu leitor, de refletir com profundidade os vínculos entre a didática, as teorias sociais, a filosofia da educação e, em outras palavras, as teorias educacionais. Trata-se de um livro curto, mas nem por isso de leitura rápida. Ele depende do leitor. Ele visa um leitor que esteja curioso em saber que rumos pode tomar o ensino, na sala de aula, agora, no limiar do século XXI, em uma sociedade que muitos vêm admitindo como sendo pós-moderna. Muitos acreditam que os problemas de ensino desapareceriam se todas as escolas tivessem dinheiro para as suas atividades. Este é um livro que acredita nisso, é claro, mas que acredita que sem um estudo das teorias educacionais muito do dinheiro que pudesse ser empregado nas escolas talvez se perdesse.