O sucesso do comércio eletrônico se baseia na automação do processamento de transações comerciais com a facilidade de acesso provida por redes de comunicação como a Internet. Este tipo de serviço deve satisfazer requisitos como: executar as transações corretamente, garantir a integridade dos dados e a segurança, além de personalizar os serviços de acordo com as preferências e hábitos dos clientes. Este livro trata do projeto, da implementação e da avaliação de desempenho de servidores de comércio eletrônico. Identifica e caracteriza aspectos conceituais do desenvolvimento desse tipo de sistema relacionados à área de ciência da computação. O livro apresenta uma abordagem que vai desde a especificação e implementação do modelo de negócios desejado até a avaliação do desempenho do servidor, incluindo questões como a personalização de serviços e a interação com clientes e outros prestadores de serviços eletrônicos, como administradoras de cartão de crédito. Os capítulos são organizados mostrando os conceitos e os passos para a construção desses servidores, calcados em mais de uma centena de referências e vários exemplos práticos e exercícios.