O livro As metáforas do corpo em cena relaciona o método das ações físicas, concebido pelo diretor teatral Constantin Stanislavski, com estudos do corpo na contemporaneidade. O conceito de ação física é analisado à luz de teorias provenientes das ciências cognitivas e da noção de corpo¬mídia com enfoque na revisão do dualismo corpo-mente no trabalho do ator. A visão da metáfora enquanto processo cognitivo é a estratégia escolhida para a análise de práticas e discursos sobre esta dualidade. Interior e exterior, centro e periferia, partes e todo são condições que promovem o conceito de ação física e determinam os níveis de expressividade e comunicabilidade do corpo. Os processos cognitivos que envolvem a formação do ator são discutidos no âmbito das ciências, da filosofia e das artes, a partir de teorias sobre o corpo e das suas relações com a mente. Este livro expõe as formas com que a visão mecanicista e a visão vitalista se apresentam nas teorias sobre atuação a partir do século XVII, em conformidade com estudos sobre a fisiologia das paixões, emoções e sentimentos. A noção cartesiana de um automatismo mecânico é transformada quando surgem as noções de sensibilidade e reflexibilidade, evidenciando, cada vez mais, o processo orgânico e o surgimento das teorias psicofísicas que influenciaram o fazer teatral no século XX.