A presente publicação, a exemplo do livro Arte e Cultura I (2001), traz ao leitor interessado um revirar de práticas reconhecidas, instigando a reflexão sobre o papel da interdisciplinaridade quando se aborda essa temática. Sendo cultura aquela dimensão da sociedade que inclui o conhecimento e as maneiras como ele é expresso, e tendo-se conta que arte implica em formas expressivas do sentimento humano, arte e cultura se caracterizam como produtos da sociedade de que fazem parte, mantendo como esta relações fundamentais, pois que ajudam também produzi-las. Ligadas a forma de organização e vida tanto quanto à transformação destas arte e cultura não são mero reflexo social, dotadas que são de dinâmica própria, criativa, transformadora. Daí a importância dessa publicação. Tratando do canto que não é canto, da palavra que não é palavra, da música, figuração abstração, música é chiste, música ("esse quase nada de quase tudo") e poesia ("esse quase tudo de quase nada"), arte e mídia, arte e viver criativo, enfim, abordando o jogo de linguagens que, co-movendo e seduzindo o leitor, acaba por possuí-lo na própria mensagem, Arte e Cultura II vai além de sua literalidade. Mergulha numa viagem do conhecimento e da poética apontando caminhos que estimulam o leitor a "abraçar" o símbolo em seu instante criador, deixando-se penetrar por suas marcas.