Introdução à Sociologia realça marcas pós-modernas da complexidade e interdisciplinaridade, conferindo ao texto sentido alternativo em termos de montagem teórica e de análise da realidade. Entende a sociedade humana sob o olhar biológico da evolução e cultural da história, com especial interesse em entender as razões da desigualdade social e a possibilidade de sua gestão mais democrática.Embora pareça impraticável uma sociedade igual (evolução e história jamais nos presentearam com ela), poderia ser igualitária: marcada pela cidadania coletiva, tendo o bem comum como referência mais fundamental. Como o ser humano não é apenas sapiens, mas igualmente demens, integra seu modo de ser e de vir a ser, ao lado da possível cooperação, também a violência, dominação, exclusão. Chegando agora à era da sociedade e economia intensivas de conhecimento, o resultado é, em parte, melancólico: 80% da humanidade são pobres e a natureza está sendo depredada a passos largos.No entanto, a democracia, apesar das críticas eternas, é possível. O ser humano é capaz de generosidade incomparável, sem esquecer que pode desenvolver contexto ético igualitário em torno do bem comum. Embora mais facilmente aprenda a explorar os outros, pode também aprender a conviver melhor, desde que a consciência do poder se conjugue com a consciência dos limites e da solidariedade.O texto inclui, sob a denominação de sociologia pequena, a tentativa de analisar facetas da realidade brasileira mais próxima dos incômodos da desigualdade social. Somos uma das sociedades mais desiguais do mundo, embora também sejamos conhecidos como alegres e sociáveis.PEDRO DEMO é Ph.D. em Sociologia. Defendeu tese em 1971, publicada em alemão em 1973. Foi professor da PUC-RJ, da UFF, do IUPERJ, entre 1972 e 1974. Desde 1976 é professor da UnB, onde se tornou professor titular a partir de 1981. É autor dos livros Metodologia científica em ciências sociais, Introdução à metodologia da ciência, Sociologia: uma introdução crítica, Metodologia do conhecimento científico e Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento, publicados pela Atlas.