O livro Percursos de Iniciação Científica: a prática da pesquisa nos espaços educativos apresenta resultados de Projetos de Iniciação Científica realizados em espaços formais de educação, abrangendo universidades privadas/públicas e escolas de Educação Básica, em diferentes estados do Brasil. São estudos que apresentam metodologias descritivas e resultados de análise de dados empíricos, o que se torna fundamental para a divulgação da prática de pesquisa, dirigidos aos Profissionais da Educação e Pesquisadores da área de Ciências Humanas e afins, bem como a todos que têm interesse em pesquisa, sobretudo nas práticas de pesquisa realizadas nos espaços formais de iniciação da pesquisa. A obra tem sua originalidade destacada por reunir estudos de iniciação científica orientados por mestres e doutores na grande área das Ciências Humanas – Educação, em estudos interdisciplinares de Metodologia de Pesquisa, Representações Sociais, Relações Étnicoraciais, Gestão Escolar, Educação a Distância e Iniciação Científica Júnior no Ensino Médio.