Este livro oferece aos professores e estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma oportunidade de entrar em contato com temáticas relacionadas à história das comunidades remanescentes de quilombos - comunidades quilombolas. A obra desvenda, com clareza e profundidade, princípios, conteúdos e propostas metodológicas em conformidade com a Lei nº 10.639, que entrou em vigor no dia 9 de janeiro de 2003, que instituiu na rede de ensino do Brasil - estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares - a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Inicialmente, os autores procuram responder à histórica e inevitável pergunta sobre as razões da implantação da escravidão no Brasil. Na resposta a essa pergunta eles mergulham na análise das formas de resistência construídas pelos escravos, com destaque para os quilombos. A seguir, eles abordam as temáticas sobre as quais os olhares problematizadores de professores e estudantes devem se voltar, como a identidade étnica e cultural dos povos quilombolas, a territorialidade e a ancestralidade. Para os autores, o estudo das comunidades quilombolas certamente contribuirá para a formação da autonomia intelectual e ética de estudantes críticos, capazes de uma inteligência da complexidade, com habilidades e competências que os habilitam a participar ativamente no exercício da cidadania.