Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos discentes dos cursos superiores na área de História, na modalidade bacharelado ou na licenciatura, é a elaboração de projetos de pesquisa e a produção de monografias. São inúmeras as dúvidas do pesquisador iniciante em relação à escolha do tema, às análises das fontes e à aplicação das metodologias científicas. Tendo em vista a notória demanda dos graduandos em História e também do grande público interessado em conhecer os meandros da arte de produzir uma narrativa histórica, esta obra se propõe a ser um espaço de divulgação de pesquisas e de oportunidade de conhecimentos sobre o uso das teorias, fontes bibliográficas e documentais pertinentes a diferentes temas que circulam nos cursos superiores de História e nos livros didáticos da educação básica. Seja no aspecto da cultura, da política, do ensino, da literatura, das narrativas regionais ou das religiosidades, os textos aqui apresentados tratam dos conceitos, das metodologias, dos referenciais teóricos, das fontes e das possibilidades de abordagens históricas, com a intenção de auxiliar na formação sólida de futuros docentes/pesquisadores.