O presente volume toma como centralidade a questão da Qualidade da Educação Superior: Grupos Investigativos Internacionais em diálogo e resulta, no contexto do Projeto Observatório desenvolvido pela RIES, de um Seminário que tomou esse tema como preferencial. A internacionalização, como uma meta da produção científica de qualidade, vem exigindo esforços, no sentido de estabelecer diálogos acadêmicos que resultem em reconhecimento da credibilidade e sustentação da produção nacional. Essa foi a intenção que estimulou o convite a intelectuais de diferentes países para dialogarem com a produção que resultou dos estudos do Projeto em questão. Seis Eixos Temáticos se constituíram como um desafio investigativo para cada um dos pesquisadores e suas equipes. Os resultados de cada Eixo foram sintetizados num texto representativo dos esforços coletivos dos Grupos de Pesquisa, apresentados no Seminário, com vistas a dialogar com a visão externa sobre o tema. As contribuições dos participantes do Seminário seguramente aportam reflexões significativas para o tema da qualidade da educação superior. Esse livro quer colaborar com o aprofundamento das questões contemporâneas sobre o tema e provocar nos leitores a possibilidade de ampliar a discussão. Trata-se de uma significativa provocação intelectual que resultou de uma intensa energia da equipe investigativa. O intuito é que provoque novos aportes que permitam continuar com a reflexão e cada vez mais aprofundar a complexa teia que envolve a qualidade da educação superior.