A ciência avanças a passos largos. A divulgação da ciência através dos grandes meios de comunicação também tem tido seu avanço. No entanto, o ensino de Ciências muitas vezes não consegue ter o dinamismo da ciência real. Por quê? Depois de anos desenvolvendo pesquisa sobre o processo de ensino de ciências, o LEC "Laboratório de Ensino de Ciências, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto" apresenta uma hipótese pedagógica especialmente interessante. A reprodução, em salas de aula, do próprio processo de investigação faz com que as aulas sejam mais que a exposição de respostas. Isso faz com que o conteúdo dado venha responder a um anseio pessoal do aluno, e não apenas preencher um espaço em branco em cadernos.Este livro, organizado pela Profa. Marisa Ramos Barbieri, contém a experiência de vários grupos constituídos de um pesquisador e professores de Ciências da Rede Pública do Estado de São Paulo. Cada capítulo sintetiza a informação técnica já na forma de possíveis modos de aplicação em aula, dentro de um processo que poderia ser chamado de investigação-ensino. Traz também breves relatos da participação dos alunos quando as novas aulas foram dadas, mostrando quão rico e interativo o processo pode ser.