Nste livro ressalta a importância dos projetos de trabalho como uma via de organizar de forma diferente os saberes e os fazeres na Educação Infantil, projetos desenvolvidos não para as crianças e, sim, com elas. A capa do livro remete a um interessante projeto desenvolvido em torno do cantor e compositor Toquinho e sua música Aquarela, que exemplifica o grande envolvimento das crianças no planejamento, mesmo quando bem pequenas. Os capítulos iniciais abordam, em primeiro lugar, o perfil do profissional da Educação Infantil que a proposta de projetos de trabalho requer: um espírito inquieto, que busca incessantemente ampliar seus saberes e os das crianças, com um planejamento sempre flexível e aberto à curiosidade infantil. Em segundo, os projetos de trabalho como uma proposta que atende às demandas curriculares do aparato legal da Educação Infantil, sua estreita relação com o que apregoam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). O processo de concepção, escrita e materialização dos projetos é abordado no capítulo 3, com especial relevo ao diagnóstico, à participação das crianças no planejamento e nos registros de vivências e aprendizagens.