O livro envolve uma reflexão sobre evasão escolar observada em Conservatórios Estaduais de Música. De caráter qualitativo e sob a ótica da fenomenologia e da dialética, tal pesquisa se propõe a uma análise crítica a respeito da evasão de alunos durante o curso técnico nos referidos Conservatórios, segundo a perspectiva dos próprios alunos, dos docentes, dos diretores e da instituição escolar, esta última expressa em seu Projeto Político-pedagógico. Os dados foram gerados pela análise do Projeto Político Pedagógico e por questionários semi-abertos aplicados aos docentes e discentes, coordenadores e diretores. As opiniões foram sistematizadas e organizadas a partir das próprias respostas. Por _ m, foi promovido um diálogo (triangulação) entre as respostas de educadores, coordenadores, diretores e alunos e confrontadas com o Projeto Político--pedagógico das Instituições, buscando uma aproximação interpretativa com a evasão de alunos, que ocorre não somente nos dois Conservatórios enfatizados, mas que também é observável nos demais Conservatórios Estaduais, em Minas Gerais. As interpretações obtidas propiciaram a elaboração de subsídios que, espera-se, possa contribuir para a redução dos casos de evasão, bem como para o aperfeiçoamento do processo de ensino nesses Conservatórios. Espera-se, também, contribuir para o desenvolvimento de políticas educacionais, naquele estado, que contribuam para a revitalização e aprimoramento dessas instituições.