Este livro tem seu lócus principal nos estudos e pesquisas da relação entre educação, cultura e religião, campo este que se abre sistemática e principalmente a educadores e pesquisadores das áreas de Educação e Ciência da Religião (sem esquecer a Teologia), assim como de áreas afins. Numa perspectiva interdisciplinar, sua intenção é ajudar a compreender um pouco mais os diferentes processos de ensino e aprendizagem nos espaços escolarizados e comunitários. Desse modo, seus capítulos interessarão a quem se dedica a lecionar e/ou pesquisar o ensino religioso, seja na modalidade não confessional exigida para as escolas públicas, seja na perspectiva interconfessional que se verifica em algumas escolas privadas. Também estão contempladas em alguns capítulos a catequese e a pastoral da educação, a educação em diferentes espaços confessionais, a diferença cultural, a formação inicial e continuada, a formação de lideranças para movimentos e o estudo dos diferentes segmentos escolares, entre outros. Tais elementos estão relacionados à compreensão e à transformação das práticas e conduções da vida e políticas educacionais apresentadas como plataformas para a ordenação e a direção das relações da humanidade com seu entorno (natureza, transcendência, alteridade).