Este livro é composto por textos de professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino superior que investigam os reflexos e os desdobramentos na sociedade contemporânea brasileira das políticas educacionais e econômicas de ajuste frutos do neoliberalismo, implementadas desde a década de 1990. Essas políticas de modernização dos processos educacionais diversificação, flexibilização, competitividade, produtividade, eficiência e qualidade dos sistemas educativos são as condições exigidas para a entrada do país na era globalizada, parâmetros estabelecidos pelas grandes corporações multinacionais e pelas instituições financeiras. Com o objetivo de estudar as transformações ocorridas nas políticas da educação e na gestão escolar, o livro se divide em três linhas de pesquisa: Políticas públicas e políticas educacionais: tendências e perspectivas; Políticas e gestão da educação: análise de experiências; Políticas de educação superior: pesquisa e trajetórias de formação na pós-graduação. Políticas públicas e políticas educacionais discute a descentralização dos sistemas nacionais de ensino, os pactos educativos que visam às determinações da economia globalizada , as diversidades políticas, culturais, étnicas e históricas, fatores preponderantes na adequação das reformas implementadas, e a gestão de escolas fundamentais nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, analisando as políticas educacionais lá implantadas. Em Políticas e gestão da educação: análise de experiências, os capítulos apresentam práticas e políticas de gestão do ensino em determinados contextos, examinando as transformações que envolvem, principalmente, o novo papel do Estado e as novas formas do trabalho, os processos de democratização da educação, os impactos da aplicação do Fundef e as relações de participação e poder na escola, decifrando seus códigos, normas e regras. Políticas de educação superior: pesquisa e trajetórias de formação na pós-graduação reúne textos que aprofundam o enfoque na formação de professores no magistério do ensino superior, apresentando informações sobre projetos de pesquisas que estudam as políticas públicas destinadas ao ensino superior e à pós-graduação.