Este trabalho contém os lembretes necessários para que os alunos, estudantes de arquitetura, possam ter um conhecimento mínimo desta matéria tão importante na formação profissional e tantas vezes incompreendida, pois dependendo de como o professor conduz o curso ela se torna mais indigesta do que interessante. O grande objetivo é fornecer a base técnica, teórica e prática, para que se compreenda o mais rápido possível esta matemática espacial, que depois de dominada é o magnífico instrumento de representação dos projetos arquitetônicos. Mas este não é só um livro de geometria. Eu quis também descrever muitas experiências vividas na profissão, daí o arquitetando. Foram muitas atividades e eu queria registrar algumas coisas que foram marcantes para mim tanto na profissão de arquiteto como na de professor. Não existe ainda nos dicionários a palavra ESPACIALIDADE, mas nós, os arquitetos, já temos há muito este conceito, pois tudo o que fazemos relaciona-se com a organização do espaço, seja ele uma folha de papel ou uma cidade inteira. Esta ideia é, talvez, o que de mais importante o jovem recém-chegado ao curso superior de Arquitetura precisa colocar na sua cabeça.