Este livro aborda os códigos e leis da atualidade foram forjados sobre a premissa de que a humanidade está no centro do mundo; de que o homem é o único senhor de todas as coisas e de todos os seres vivos. Nessa realidade, os animais foram postos sob o seu o seu jugo e domínio irrestrito. Desde que Darwin revelou para o mundo uma então chocante realidade- sim, nós viemos de um ancestral símio! - os princípios filosóficos do antropocentrismo sobre o qual se ergueram essas legislações começaram, então, a ruir. E os animais, que nos sempre pensamos como objetivo de uso e consumo humano, como sofás, mesas e cadeiras? E os seres, que nos descobrimos serem tão parecidos conosco que os chamamos de "primos" ou humanlike,como gorilas e chimpazés ? Eles ainda são bens móveis, nas palavras fora de moda do direito posto? Os antigos tabus da irracionalidade e do instinto pavlovianoforam dinamitados por etólogos e cientistas que deixaram de enxergar osnão-humanos apenas como os seresmecanicamente animados de Descartes.E,em razão disso, muitos filósofos passarama defender a existência de direitos fundamentais (v.g.,o direito à vida,à liberdade e à integridade física )de outrasespécies .Para os que sustentam tais ideias de igualdade substancial, osanimais, como a maioria de nos, têm interesses considerados relevantes, o quesignifica que eles podem pensar racionalmente, evitando a dor e o sofrimento, eprocurando o seu próprio bem - estar. Mas, há um outro grupo de animais que vaimais além... Como as pesquisas de Frans De Waal ( que dialogou com oautor, na introdução deste livro ),Sue Savager- Rumbaugh,Roger Fouts, Jane Godall,Dian Fossey, e muitos outros, demonstraram, somente o pequeno grupo dos "grandesprimatas", no qual se incluem o próprio homem e, alem dele, os outros antropoides, isto é, os chimpanzés, gorilas,orangotangos e bonobos, possui os rudimentos( ou, como diz oProf. De Waal, osblocos construtores ) da moralidade. Aos componentes desse grupo dos grandes primatas podem ser reconhecidos direitos subjetivos?Abstraído o ceticismo dos civilistas deoutrora, já o respondeu o notável geneticistaRichard Dawkins que não há classificação natural que inclua chimpanzés,gorilase orangotangos e exclua os seres humanos; e, da mesma forma, não há razão queexplique o reconhecimento de direitos aohomem, mas não a esses seres, como se vera no decorrer desta obra.