Colocando os recursos internos da organização como potencializadores de vantagem competitiva sustentável, em vez de o ambiente externo, este livro apresenta um elemento inédito e revolucionário: um modelo integrador amplo o suficiente para ser aplicado na análise de casos e cenários de negócios e simples o suficiente para ser compreendido e compartilhado. Chamado VRIO (sigla que representa 'valor', 'raridade', 'imitabilidade' e 'organização'), esse elemento integrador parte de quatro questões que se deve fazer sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial competitivo: A questão do valor: O recurso permite que a empresa explore uma oportunidade e/ou neutralize uma ameaça? A questão da rariddade: O recurso é atualmente controlado por apenas um pequeno número de empresas concorrentes? A questão da imitabilidade: As empresas sem esse recurso enfrentam problemas de custo para obtê-lo ou para desenvolvê-lo? A questão da organização: As outras políticas e processos da empresa estão organizados para apoiar a exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar? Além dessa abordagem inovadora, a obra traz estudos de caso que enfocam empresas brasileiras, como Hospital Israelita Albert Einstein, Aché e Marcopolo - um elemento que auxilia o leitor a pensar de maneira crítica e a entender os conceitos apresentados. Outra ferramenta muito útil é o site de apoio, que oferece uma série de recursos importantes tanto para professores quanto para alunos. Ideal para cursos de graduação, pós-graduação e MBAs, Administração estratégica e vantagem competitiva é também muito útil aos profissionais da área que querem se diferenciar.