Neste livro, um grupo de professores e pesquisadores do Curso de Pós-Graduação em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande - FURG interessados em despertar reflexões em outros professores que lidam com o ensino de línguas e questões de linguagem teorizam, expõem experiências e abordam preocupações comuns com extrema atualidade. Diversidades de tendências complementam-se, temas entrelaçados delineiam uma paisagem em que docentes que atuam no ensino de línguas, através de diferentes abordagens teóricas, oferecem mais um instrumento de instigação para discussões e debates sobre possíveis modos de intervenção no processo ensino-aprendizagem. Empenhados na formação continuada, buscando a integração da Universidade com o ensino, divulgando pesquisas, os autores dos artigos que constituem a coletânea organizada para a presente publicação repensam práticas tradicionais, sugerem novas metodologias, fornecem subsídios, enfim, contribuem com professores da área preocupados com a permanente revisão de seu fazer cotidiano em sala de aula. Ainda que se distingam os estilos, os interesses individuais de pesquisa e as marcas da prática diária de cada um dos autores, o ponto comum dos artigos deste livro é o interesse em criar um contato profícuo entre colegas da academia e da comunidade. Espera-se que este salutar trabalho de produção de conhecimento chegue ao público, ratificando nossa intenção de articular teoria e prática e constituindo-nos como mediadores comprometidos com a qualidade do processo didático do ensino de línguas. Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Freitas Brisolara Docente do Curso de Pós-Graduação em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande - FURG