O saber escolar é um conjunto de conhecimentos selecionados da cultura geral da sociedade para o ensino-aprendizagem e sua organização expressa-se nos currículos e matérias escolares, que são estabelecidos de acordo com as finalidades educacionais. No processo pedagógico, o currículo remete-se aos elementos culturais a serem apropriados (o conteúdo) e a didática constitui a trajetória pedagógica necessária a tal apropriação (o método). Nereide Saviani entende que esses elementos devem estar intrinsecamente relacionados e reflete sobre questões de proximidade e distanciamento entre a ciência que se ensina nas escolas e a ciência produzida pelos cientistas. A estrutura do livro prevê a análise de concepções sobre a história dos currículos e das disciplinas escolares, a escola/sociedade como eixo estruturador do currículo, os aspectos sociológicos, psicológicos/cognitivos e lógicos/psicológicos da elaboração do currículo e a discussão sobre a conversão do saber científico para o saber escolar. Ao final de cada capítulo há um resumindo e comentando que serve como guia para o leitor recapitular os pontos principais que a autora quer destacar. Os diferentes enfoques analisados são permeados pela reflexão sobre o que a escola é e o que ela deve ser.