A gestão de um hotel, como qualquer outra atividade comercial, requer a observação cuidadosa e acertada de diretrizes de planejamento e gestão. Esta nova edição do livro Hotelaria: planejamento e gestão, revista e atualizada pelo autor, apresenta uma moderna abordagem das funções estratégicas e gerenciais da indústria hoteleira no Brasil, dando especial enfoque às habilidades técnicas, humanas e conceituais necessárias para o administrador que atua nesse setor. Apoiando em uma didática que combina linguagem acadêmica com a de mercado, o autor utiliza exemplos atuais para explicar como a qualidade e o profissionalismo contribuem para o turismo sustentável e traz uma análise macroambiental detalhada e suas interferências no negócio hoteleiro. Dentre os assuntos abordados no livro estão: · Características principais dos serviços de hospedagem; influências externas; rigidez da oferta e flutuação da demanda. · A Concepção de um projeto de hotelaria; o hotel inteligente; qualidade e produtividade; visão sistêmica e estruturada organizacional baseadas nas funções essenciais da administração. · Metodologia para o planejamento estratégico; objetivos empresariais; estratégias de marketing; marketing de relacionamento; fidelização; ponto de equilíbrio operacional e sua importância para a gestão hoteleira. · Gerenciamento de projeto; a implantação de um hotel; estudo de viabilidade econômica e projeto executivo. · Finanças: custos fixos e variáveis, fluxo de caixa, demonstrativo de resultados, ponto de equilíbrio operacional e balanço. Concebido para alunos dos cursos de graduação em turismo e hotelaria. Hotelaria: planejamento e gestão é também fonte de consulta para empresários e gestores de empreendimentos hoteleiros.