- Os Autores e suas obras Autores consagrados, reunidos em uma proposta que valoriza Aprender a ser, um dos pilares da Educação para o século XXI, segundo a Unesco.   Formação para a pluralidade Eixos pedagógicos da coleção   Competência Leitora Expõe o aluno a diferentes situações de uso e reflexão da língua e da linguagem, contribuindo para sua formação como sujeito ativo que interage com o texto na construção de sentidos.   Aprendizagem significativa As atividades possibilitam ao aluno estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios e os novos conteúdos estudados, garantindo uma apropriação efetiva dos conceitos, procedimentos e atitudes.   Mundo Plural Insere o aluno no contexto global do mundo em que vive, fortalecendo o respeito à diversidade. A cultura e as atividades de diferentes povos e regiões do mundo dão ao aluno uma perspectiva da multiculturalidade que marca o nosso tempo.   Estrutura ·         Cada volume da coleção está estruturado em 4 unidades temáticas. ·         Para todos os anos há recursos didáticos no encarte com quebra-cabeça, dominó, moradia, fichas de observação de campo, memória, mapas políticos e complementos de atividade.   Seções ·         Abertura da unidade – Estimula a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser desenvolvido, a partir do trabalho com imagens e um breve texto que contextualiza o assunto. Permite a verificação dos conhecimentos prévios dos alunos. ·         Atividades – Entremeando o texto-base da unidade, há atividades diversas que exploram a oralidade e a escrita, auxiliando os alunos no entendimento e na apreensão dos temas abordados. Trabalham diferentes habilidades e competências e estão dispostas em um nível gradual de complexidade, não só dentro de cada volume, mas ao longo dos anos, respeitando a maturidade cognitiva dos alunos, de acordo com sua faixa etária. Há também atividades que exploram a pesquisa, além de entrevistas e elaboração de ilustrações. ·         Ler e compreender – Possibilita o contato dos alunos com vários gêneros textuais de es diversas, com o objetivo de desenvolver a capacidade de interpretação e análise, construção e transposição de conceitos, comparações, estabelecimento de relações, além de ampliar conteúdos explorados em outras unidades. ·         Ampliar horizontes – Por meio de textos e imagens, tem como objetivo facilitar o entendimento de conceitos ou noções importantes relacionados ao contexto geográfico, fornecendo exemplos e informações complementares, além de ampliar o repertório linguístico dos alunos. ·         Troca de ideias – Promove discussão entre os alunos, por meio da apresentação temas que incentivam o diálogo (exposição de ideias e atenção à opinião dos colegas), o desenvolvimento da argumentação, a troca de experiências e conhecimentos. ·         Representar o mundo – Presente ao final de cada unidade e relacionada aos temas das lições, essa seção desenvolve a alfabetização cartográfica, trabalhando algumas habilidades e noções necessárias à leitura e interpretação de plantas, mapas, imagens, maquetes, que constituem ferramentas fundamentais para a ciência geográfica. ·         Vamos retomar – Seção final de atividades, contempla a revisão do conteúdo trabalhado no decorrer da unidade e o desenvolvimento de habilidades. ·         Mundo plural – Busca ampliar a visão dos alunos em relação à pluralidade de um conceito ou tema trabalhado na unidade, levando-os a entrar em contato com diferentes culturas e realidades. Os alunos refletirão sobre atividades humanas de diferentes povos ou regiões do Brasil ou do mundo, relacionadas a seus costumes, cultura e outros aspectos.   Destaques ·         Estimula os alunos a participar das aulas, realizando atividades de observação, comparação, pesquisa, elaboração de hipóteses e conclusões. O aluno questiona, interage, estabelece relações e busca soluções, a partir das vivências do seu dia a dia, de seu saber intuitivo e do que apreende. ·         Valoriza a vivência do aluno, com inúmeras oportunidades de trabalhar com aspectos pessoais, familiares, do meio em que vive, até aspectos regionais e locais. ·         Oferece oportunidades de trabalhar a cidadania e os Temas Transversais, no trabalho com textos, fotos e ilustrações, na forma de proposição das atividades etc.