Três anos após o lançamento do primeiro volume deste Teorias do Rádio: textos e contextos, o prometido segundo volume chega a suas mãos, graças ao empenho da sempre animada comunidade de pesquisadores que se reúne em torno do Núcleo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Intercom, e da obstinação da Editora Insular de Florianópolis que, mesmo sem apoio, navegando contra o vento e a maré, vai se consolidando como uma das casas que mais publica textos acadêmicos sobre Jornalismo e Mídia neste país. Três anos não é muito tempo para a continuação de uma obra que vem preenchendo uma lacuna de bibliografia teórica de muitas décadas, através da recuperação de textos sobre rádio bem pouco acessíveis e pela tradução de outros ainda inéditos em Língua Portuguesa. Amadurecida por esta espera, pretende ser uma obra de referência e consulta para profissionais, pesquisadores, professores e estudantes de rádio nas já quase mil escolas de comunicação do país, onde a teoria, na prática, quase sempre continua sendo outra, num casamento de aparência bastante prejudicial para o futuro de seus alunos e da radiodifusão brasileira. Quem sabe este livro venha auxiliar nos esforços dos que vem tentando mudar este quadro. Como no volume anterior, os vários capítulos refletem os percursos e interesses teóricos dos pesquisadores do Núcleo e dos demais autores convidados, que concordaram em contribuir com a obra fazendo a contextualização de cada texto. Resulta disso uma coletânea bastante plural e rica em perspectivas sobre o nosso objeto de estudo.