Este livro traz exemplos e situações empresariais reais para ilustrar os principais aspectos teóricos apresentados, de modo que o texto seja acessível ao maior números de pessoas interessadas possível e apresente maior praticidade. Tem por finalidade desmistificar o marketing e facilitar o aprendizado para pessoas pouco familiarizadas com o assunto e que com freqüência apresentam dificuldade diante de textos produzidos para outras realidades e traduzidos para nosso país. Um especial cuidado foi observado pelo autor no tocante à escolha de exemplos e de imagens pertinentes aos aspectos teóricos abordados. Além disso, ele buscou situações empresariais apontadas na literatura, e de preferência por mais de um autor, de modo a apresentar diversas visões em relação às empresas citadas. Ao elaborar este livro, o autor se concentrou em oferecer um texto de fácil assimilação por qualquer pessoas de nível superior, mostrando alguns pontos de modo bastante aplicado ao dia-a-dia das organizações. Ao lado da pesquisa de artigos e de textos ligados ao tema, houve uma preocupação em buscar, mediante pesquisa documental/empírica, exemplos para ilustrar os principais aspectos teóricos. Ressalte-se também o fato de propor os conceitos de modo prático, ao lado de exemplos reais, visando apresentar as realidades da área de Marketing a pessoas que ainda não tiveram formação específica no tema.