Nos dias atuais os avanços tecnológicos têm modificado o comportamento do homem moderno. Dentro deste cenário, o sistema educacional também vem sofrendo transformações, porém de modo lento quando comparado aos demais setores da sociedade. Em meio a tudo isso muitos educadores continuam a reproduzir o modelo tradicional de ensino. Neste contexto percebemos a necessidade de uma maior inserção de recursos tecnológicos, tais como o software geogebra, no processo de ensino e de aprendizagem da matemática, sobre tudo em conteúdos que utilizam muita abstração, como o estudo das funções quadráticas. Diante do exposto vem à tona a seguinte questão: De que forma o uso do software geogebra pode contribuir com a aprendizagem dos conceitos relacionados ao conteúdo de funções quadráticas? A partir desta questão e fundamentando-se na teoria sociointeracionista de Vygotsky, e nas suas concepções sobre mediação, processo de internalização, zona de desenvolvimento proximal e na formação de conceitos, buscamos nesta obra analisar o uso do software geogebra, como instrumento pedagógico inserido num processo de aprendizagem com a mediação, apontando aplicações deste software que contribuirão para a construção dos conhecimentos relacionados ao conteúdo de funções quadráticas. Dentre estes conhecimentos destacamos aqueles relacionados ao gráfico da função quadrática, tais como a identificação dos seus pontos notáveis e o estudo do comportamento da parábola com a variação dos coeficientes da função.