O livro Narrando para não esquecer: memórias e história da faculdade de educação é fruto do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa Historiando a prática pedagógica de professores da Faculdade de Educação da UERN: permanências e modificações nas ideias pedagógicas (1995 2011), que tinha como foco investigar e analisar práticas docentes de professores da referida faculdade a fim de compreendermos suas lógicas e tessituras e assim problematizarmos as nossas próprias práticas. Contudo, não se trata, apenas, da apresentação dos resultados dessa pesquisa, tampouco de uma abordagem que privilegie a descrição e/ou ordenação cronológica de fatos marcantes da instituição com vistas a reconstituir uma trajetória histórica uníssona e linear. A empreitada a que nos propomos foi a de reunir fios de diversas cores e texturas, deixando aos leitores a tarefa de entrelaçar e tecer suas próprias composições, bem como, de estabelecer diálogos, (re)construir memórias e quiçá outras histórias sobre a faculdade. Nessa direção, selecionamos um conjunto de textos permeados por múltiplos enfoques que se entrecruzam e se desdobram em diferentes maneiras de narrar/ler/escrever, ao mesmo tempo dispersas e inter-relacionadas, fruto das distintas assinaturas que guardam as marcas de seus sujeitos. Os autores e as autoras dos textos que compõem o livro, não obstante aos diferentes pertencimentos, compartilham narrativas/escrituras sobre suas vivências enquanto professores, pesquisadores e alunos no espaço/tempo da instituição compondo um verdadeiro caleidoscópio em que é impossível ver/ler de uma única forma.