De onde nos veio à noção de que o sofrimento corrige o mau comportamento? Como resolver problemas disciplinares de forma a fortalecer a comunidade escolar e os laços de coleguismo e cuidado mútuo? Estas e outras questões são abordadas nesta obra de grande aplicabilidade prática e clareza conceitual. Ao longo de suas páginas, nos vemos imersos no universo da escola dos nossos dias, que sofre a pressão de violências estruturais manifestadas nos mais diversos sintomas: bullying ou assédio moral escolar, baixo rendimento acadêmico, absentismo, vandalismo e conflitos de toda ordem. É nesse contexto que as autoras nos oferecem o arcabouço conceitual da Justiça Restaurativa e as experiências bem-sucedidas das Escolas Pacificadoras e outras metodologias aplicadas em várias partes do mundo. A Disciplina Restaurativa vê em cada indisciplina uma oportunidade para oferecer ao aluno conscientização sobre as conseqüências de seus atos, responsabilidade de sanar danos e relacionamentos rompidos e oportunidade de fortalecer laços de cooperação e cuidado com seus colegas e professores. Suas autoras, Lorraine Stutzman Amstutz e Judy H. Mullet partilham conosco sua ampla experiência pedagógica e vasto repertório de metodologias restaurativas para a escola como um todo.De onde veio a noção de que o sofrimento corrige o mau comportamento? Como resolver problemas disciplinares de forma a fortalecer a comunidade escolar e os laços de coleguismo e cuidado mútuo? Estas e outras questões pretendem ser abordadas nesta obra. Ao longo de suas páginas, o leitor poderá se ver imerso no universo da escola que sofre a pressão de violências estruturais manifestadas nos mais diversos sintomas - bullying ou assédio moral escolar, baixo rendimento acadêmico, absentismo, vandalismo e conflitos de toda ordem. É nesse contexto que as autoras visam nesta obra, oferecer o arcabouço conceitual da Justiça Restaurativa e as experiências bem-sucedidas das Escolas Pacificadoras e outras metodologias aplicadas em várias partes do mundo, fortalecendo laços de cooperação e cuidado entre colegas e professores.