Este livro é um convite para refletir sobre os aspectos da complexa dinâmica da educação leitora. Reúne seis capítulos, autônomos e complementares, que evidenciam as diferentes fontes, situações e materiais que transitam na sociedade e influenciam a maneira como se lê e como se educa para e pela leitura. A partir de suas pesquisas com estudantes do ensino fundamental, a autora apresenta, descreve e analisa quais são as preferências literárias em cada etapa da escolarização e porque essas preferências se modificam com o passar do tempo. Adverte para a necessidade dos contos de fadas serem trabalhados de forma a problematizarem a realidade, sem deixar de lado os pontos atraentes do gênero, que são o fascínio, o fantástico, o fausto e a nobilidade. A importância das histórias em quadrinhos marcarem presença na sala de aula também é trabalhada, uma vez que essas narrativas articulam imagens e palavras, oferecendo uma jornada contemporânea ao universo da ficção. O livro está escrito em linguagem clara e acessível, de modo a favorecer a interlocução. Os leitores perceberão a riqueza do conjunto de textos, que reúne argumentos fortes e sublimes sobre a necessidade urgente de formar leitores de literatura.