Nesse cenário, a crescente preocupação com o impacto que o uso da internet pode ter em processos político-eleitorais é uma tendência mundial. Exemplos não faltam, sendo a mais importante referência a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos. Estamos assistindo a migração para o marketing político do que já é praxe no marketing comercial: a utilização de dados pessoais para a personalização de conteúdos, que passam a atingir públicos segmentados por meio das ferramentas de direcionamento disponibilizadas pelas plataformas de internet. Informação e Política do InternetLab, centro independente de pesquisa em direito e tecnologia. A partir da noção de que era importante uma aproximação entre cabeças ligadas à prática do direito eleitoral, de um lado, e das políticas de internet, de outro, este grupo juntou pesquisadores do InternetLab e advogados eleitoralistas. Nossa intenção é que esta obra sirva como ponte entre estes dois conhecimentos especializados, estabelecendo um léxico e um mapeamento comum dos problemas jurídicos e dos riscos a direitos envolvidos. Colaboradores: Francisco Brito Cruz, Hélio Freitas de Carvalho da Silveira, Jacqueline de Souza Abreu, Marcelo Santiago de Pádua Andrade, Rafael Sonda Vieira, Thiago Dias Oliva.