A primeira importante novidade deste livro é que ele enfoca o gerenciamento das empresas a partir da compra - e não da venda, como costuma ser a norma em obras do gênero. A estratégia de venda reina para muitos varejistas como a questão central de que se ocupam e na qual investem. Ao contrariar essa tradição, Gilson Grazziotin, um dos maiores empresários do ramo no país, mostra, de maneira clara, minuciosa, muito bem-documentada, que o 'pulo do gato' está na compra, na atuação do comprador. Cada produto tem seu ciclo, que pode ser de seis meses, dois anos, cinco anos, e ganha-se dinheiro em função do ciclo. Quem começa antes ganha mais, e nesse processo o comprador é decisivo. Por isso, muitos requisitos lhe são indispensáveis, pois a empresa como um todo depende desse trabalho. Os requisitos estão todos comentados no livro, que não deixa de fora as demais etapas da comercialização e os cuidados que merecem o marketing, a formação do preço de venda, o controle e balancete, etc.