Neste livro, Chris Anderson mostra como o futuro do comércio e da cultura não está nos grandes sucessos, mas no que era considerado fracasso -- a infindável Cauda Longa de produtos de nicho na curva da demanda. Usando o mundo dos filmes, dos livros e da música, mostra que a Internet deu origem a um novo universo, no qual a receita total de diversos produtos de nicho, com baixo volume de vendas, é igual à receita total de poucos produtos de grande sucesso. Por isso cunhou o termo "cauda longa" para descrever essa situação de o qual tem sido usado pela alta gerência das empresas e pelos meios de comunicação no mundo todo. O autor também dá ótimos conselhos práticos sobre como fornecer à Cauda Longa através do seu negócio de camisetas, no qual recorro à cooperação coletiva e voluntária (crowdsourcing), a Threadless.com, trabalhamos com dezenas de milhares de artistas em todo o mundo. Toda nossa maneira de fazer negócios tem muito a ver com os conceitos deste livro. Qualquer pessoa pode produzir e distribuir produtos. Todo o poder está nas mãos dos criadores e todas as histórias saem da comunidade, não dos negócios. Este livro é destinado para empreendedores que lêem muito mais quadrinhos que livros de negócios.