Relata conceitos, metodologias e modelos aplicados a sistemas de informação (nos níveis operacional, gerencial e estratégico), que contribuem com as organizações (privadas e públicas) nas atividades de concepção, desenvolvimento e implantação de sistemas, gestão de informações e gestão de informática. O objetivo principal do livro é descrever como as informações e os conhecimentos podem contribuir nos processos decisórios dos gestores e clientes (usuários de informática), que, para realizar suas atividades, utilizam as emergentes tecnologias disponíveis no mercado, tais como softwares ERP, SAD e EIS, Banco de Dados, Data Warehouse, Inteligência Artificial, Data Mining, Sistemas de Telecomunicação, Internet e outras. Está transcrita nesta obra grande parte da experiência em informática e em gestão da tecnologia da informação dos autores, adquirida desde 1980 nas pesquisas acadêmicas, em sala de aula e nos trabalhos de consultoria em diferentes empresas. O livro está dividido em cinco partes: Empresa e sistemas; Tecnologia da informação; O papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas; O processo de desenvolvimento e de implantação de sistemas de informação empresariais; Integração, alinhamento, qualidade e divulgação da informação, do conhecimento e da inteligência nas organizações. A quarta edição contemplou as contribuições recebidas dos leitores, principalmente dos professores e profissionais que adotaram esta obra em diversas escolas e organizações. As principais atualizações desta edição estão relacionadas com os conceitos e com as aplicações do alinhamento entre estratégias e tecnologias, da inteligência empresarial (ou organizacional), das informações oportunas e dos conhecimentos personalizados nas organizações privadas e públicas.