Este livro objetiva fornecer contribuições para superar os desafios que a Gestão da Qualidade costuma enfrentar, sobretudo nesses tempos atuais em que crises econômicas, aberturas de mercado e investimentos permanentes em inovação continuamente tornam mais competitivos os ambientes em que atuam as organizações produtivas, sejam elas industriais ou de serviços. O texto evidencia a teoria confirmada pela prática e avalizada pela experiência brasileira na área, enfatizando conceitos adequados à realidade que vivemos nesta segunda década do século XXI. Procura-se, também, listar noções novas, além de discutir como viabilizar a implantação de ferramentas consagradas e até mesmo de estratégias inéditas, desenvolvidas no contexto das novas realidades de um mercado mundial tenso, mas ainda cheio de oportunidades. O livro aborda referenciais, conceitos e estruturas da Gestão da Qualidade que a prática encarregou-se de consolidar; analisa os agentes e os ambientes básicos de atuação da Gestão da Qualidade, bem como trata de como os Programas da Qualidade têm sido estruturados e implantados. Em particular, enfoca o processo da Gestão da Qualidade, sob uma perspectiva histórica, analisando a forma como ele foi viabilizado e as conclusões sobre seus acertos e erros. Leitura relevante para profissionais envolvidos com a seleção e o uso de ferramentas e métodos de Gestão da Qualidade em processos de excelência nas operações produtivas e nas decisões estratégicas das organizações (formas de atuação no mercado, por exemplo). Livro-texto para seminários e cursos sobre conceitos, métodos, estruturas e estratégias da Gestão da Qualidade. Leitura básica para disciplinas que enfocam Qualidade nas áreas de Administração, Engenharia e Economia, sobretudo aquelas com ênfase na gestão estratégica das organizações, no investimento em inovação e na otimização das operações de processos produtivos.