Este livro vem ao encontro da necessidade de viabilizar à sociedade e educadores literatura sobre uma experiência e prática de Educação do Campo. Nesse relato revela-se práticas pedagógicas e políticas que visaram à socialização de conhecimento interdisciplinar, independente de classe social, poder aquisitivo ou da ideia de manutenção de homens e mulheres no meio rural de Lages (SC). Conforme Marli Coscodai Souza, a partir dos anos 1990, a educação voltada a sujeitos do campo suscitou, em nível nacional, a movimentação da sociedade organizada, com reivindicações que deram origem, em 2002, às Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo. No texto que se apresenta, o leitor percorre desde o Estado da Arte relacionado ao tema, até conceitos e reflexões sobre políticas públicas e práticas pedagógicas para a Educação do Campo, incluindo a contextualização histórica, geográfica, econômica e cultural de Lages. Esse percurso destaca a organização e o trabalho de profissionais da educação para atender emergências e desafios da Escola Itinerante Maria Alice Wolff de Souza, como escola original, promotora de uma educação para alunos do meio rural. Escola Itinerante em movimento, diz respeito ao deslocamento de um lado para outro, objetivando a educação de filhos de famílias do campo para a fixação do campesino no campo - no meio rural. Segundo Nóvoa (2004) Nunca, como hoje, tivemos uma consciência tão nítida de que somos criadores, e não apenas criaturas, da história. [...]. A inscrição do nosso percurso pessoal e profissional neste retrato histórico permite uma compreensão crítica de quem fomos e de como somos hoje.