A contribuição da escola na trajetória de escolarização de jovens e adultos é o primeiro livro do grupo de pesquisa "Educação de Jovens e Adultos", do Núcleo de Estudos Sociais do Conhecimento e Educação (NESCE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Criado há cinco anos, o grupo é composto por professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação, pós-graduandos, mestres, educadores (as) das redes estadual e municipal de Juiz de Fora e bolsistas de graduação. Os nove capítulos deste livro retratam as reflexões de autores participantes de tal grupo que se dedicam à pesquisa de temas atuais no âmbito da Educação de Jovens e Adultos cujo trabalho tem possibilitado uma articulação da EJA em novos patamares da pesquisa educacional. Partindo do pressuposto de que no espaço escolar se conjugam perspectivas e estratégias diversas dos grupos e sujeitos que atuam em seu cotidiano, os autores consideram a explicitação das diferenças e conflitos como referência central na construção da democracia como referência de um projeto educacional. Nesse sentido, as pesquisas desenvolvidas pelo grupo têm como objetivos principais: analisar as concepções sobre a Educação de Jovens e Adultos a partir das políticas e dos diferentes sujeitos coletivos e individuais nela envolvidos; identificar potencialidades que emergem das relações entre estes sujeitos e formular alternativas no que se refere às políticas educacionais e da gestão para essa modalidade da educação básica. Assim, os autores pretendem oferecer uma contribuição para o debate acerca da Educação de Jovens e Adultos, diante das políticas públicas que buscam proceder à ampliação do acesso de jovens e adultos à educação básica. Entre os temas discutidos no livro constam: limites e possibilidades das concepções e práticas pedagógicas produzidas pela escola na EJA; processo de constituição do direito à Educação de Jovens e Adultos no contexto de lutas em favor da democratização da educação: raízes da política brasileira e suas relações com a Educação de Jovens e Adultos; expectativas dos jovens e adultos na busca pela escola; formação continuada dos educadores de jovens e adultos; ensino de Língua Portuguesa e Matemática na EJA; processos de socialização entre jovens e adultos.