Esta coletânea de trabalhos, apresentados em fóruns diversos de discussão de questões essenciais para a educação nacional, tem o objetivo de disponibilizar a estudantes e professores das diferentes redes de educação do país textos que de outro modo seriam de difícil acesso a estes leitores. Estes textos são, em sua maioria, baseados em resultados de pesquisas empíricas sobre duas vertentes do mesmo tema: de um lado, a pesquisa sobre os públicos jovens, buscando compreender como as novas gerações se apropriam das técnicas de informação e comunicação; de outro lado, o estudo sobre os modos como a instituição escolar, e especialmente os professores, vão se apropriando destes instrumentos e os integrando (ou não) a seu cotidiano. A perspectiva, a partir da qual estes trabalhos se colocam, é aquela que acredita na educação e na comunicação como instrumentos de luta para a emancipação dos indivíduos e das classes, e não apenas como meras estruturas de dominação e reprodução das desigualdades sociais. É decorrência desta perspectiva, de uma ciência voltada para a mudança, acreditar na escola pública como locus privilegiado de formação para a cidadania e como meio de compensação das desigualdades sociais. Este trabalho tem o objetivo e a pretensão de tentar contribuir, ainda que modestamente, para que o Estatuto da Criança e do Adolescente saia do papel e ganhe realidade no Brasil, assegurando que todas as crianças brasileiras tenham acesso efetivo a uma educação de qualidade com todas as tecnologias disponíveis e a uma comunicação livre e sem preconceitos. É com esta intenção que convidamos os leitores a visitá-lo.