Na presente obra, a autora apresenta uma programação de ensino que foi submetida à pesquisa, por muitos anos, e mostrou-se como uma eficiente opção para o ensino da iniciação matemática para o aluno com deficiência intelectual, ou déficit cognitivo. Tem como objetivo familiarizá-lo com quantidades observáveis na vida prática e, por meio de procedimentos adequados, favorecer o seu processo de análise/síntese, tão importante tanto para as aquisições da leitura/escrita como para a contagem dos números. A matemática ensinada para o aluno com deficiência intelectual pode ser chamada de "a ciência dos números sensíveis", ou seja, os números um, dois, três, quatro... devem ser tidos como "coisas" palpáveis antes que grafias abstratas dos numerais; a idéia do número deve preceder sempre o símbolo, assim como a criança primeiro fala as palavras antes de saber lê-las. Essas e outras contribuições apresentadas nesta obra decorrem de constante prática da autora no ensino com esse tipo de aluno. Prática que foi submetida a constantes avaliações, de modo que o método empregado pode ser considerado aprovado e recomendável para os que necessitam lidar com alunos com deficiência intelectual, principalmente professores, psicopedagogos e psicólogos.