Aprendendo com a própria história vol. I é o terceiro de uma série de livros que, em forma de conversa entre os educadores Paulo Freire e Sérgio Guimarães, apresentam aos leitores as vivências e idéias que marcaram a trajetória de Freire e, não seria exagero afirmar, o próprio pensamento sobre educação no país. Sérgio Guimarães conduz com sensibilidade e inteligência uma conversa bastante informal e prazerosa com Paulo Freire, que rememora com bom humor sua trajetória pessoal e profissional, intensamente marcada pelos acontecimentos políticos que ocorreram na América Latina nos anos 1960 e 1970. Freire recorda o início dos projetos de alfabetização pelo “método Paulo Freire”, tal como a experiência de Angicos e também o golpe militar de 64 e suas implicâncias na educação, sua vivência na prisão e o exílio. Esta reedição revista e ampliada conta também com uma segunda parte inédita, um entrelaçar de histórias: a partir do relato de duas das personalidades citadas por Freire, Paulo de Tarso e Clodomir, o leitor pode mergulhar ainda mais nesta rememoração da história da educação, sob outros pontos de vista bastante enriquecedores.