A proposta de filosofia para crianças de Matthew Lipman é, certamente, a tentativa mais significativa e sistemática de aproximar a filosofia das crianças. Por um lado, porque indo além de algumas concepções românticas e idealizadas, ele foi o primeiro filósofo a levar a sério uma fundamentação teórica que permita colocar a filosofia como ferramenta-chave na educação das crianças. Por outro lado, porque levou tão a sério a idéia, que elaborou não apenas uma fundamentação teórica para ela, mas também deu origem a um dispositivo prático e institucional para viabilizá-la. A aplicação do programa filosofia para crianças traz consigo alguns pressupostos e implicações que, não sendo considerados, geram, muitas vezes, um emprego técnico e pouco reflexivo da proposta. Este livro traz algumas linhas para compreender de forma qualitativa o trabalho de filosofia para crianças. Como uma tentativa de contribuir para a reflexão sobre esse significativo programa, a obra tematiza os principais desafios que enfrenta a prática da filosofia com crianças na atual conjuntura educacional do Brasil. Dividimos esses desafios em três eixos norteadores: teórico, metodológico e político-institucional. Os desafios teóricos estão dados pela necessidade de pensar, basicamente, três perguntas: Por que filosofia?, O que é a filosofia?, Para que filosofia para crianças?, Os desafios metodológicos propõem problematizar questões tais como o que é um bom professor?, O que significa aprender?, Como ensinar a filosofar?. Por último, os desafios político-institucionais questionam assuntos tais como: Qual o sentido de praticar filosofia com crianças nas escolas brasileiras, Qual o papel de filosofia para crianças no sistema educacional brasileiro?, Quais as estratégias mais adequadas para tal função?.