A formação continuada de professores se constitui em um desafio na atualidade, com a criação de expectativas em relação à atuação docente, com maior estímulo à introdução de mudanças em seu trabalho, com vistas à melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos associados às orientações privilegiadas pela avaliação em larga escala. Para além dessa perspectiva, o conteúdo desta obra foi pautado no entendimento de que a formação continuada pode fortalecer a dimensão coletiva de um projeto de educação, ancorado em valores de uma sociedade mais humana e justa, acessível aos seres humanos em geral. Dessa forma, entendemos que formação continuada é mais do que adequar ao mercado de trabalho e suprir lacunas na formação inicial; representa a possibilidade de construção de práticas que possam alterar o coletivo que integra a comunidade escolar, ao lado das condições de trabalho e da valorização da categoria, elementos que, encarados nessa perspectiva de totalidade, contribuem para o desenvolvimento de práticas que valorizam a capacidade intelectual dos mesmos e que rejeitam a racionalidade técnica, que os coloca na condição de meros reprodutores de conhecimentos organizados por terceiros.