Os professores Melina Silva de Lima e José Vicente Cardoso Santos trazem nesta obra uma proposta inovadora de aplicação da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud ao ensino de Cálculo Diferencial, passando antes pela detecção de possíveis invariantes operatórios e posterior aplicação em sala de aula. É inovadora, tendo em vista que os pesquisadores foram os primeiros no Brasil a elencar os conceitos da teoria de Vergnaud ao ensino de Cálculo, relação antes considerada incompatível. Hoje, diversos grupos de pesquisa em todo o mundo pesquisam a teoria dos campos conceituais e a aplicam ao ensino de física, de química e de distintas áreas da matemática. Assim, embora o foco seja o ensino de Cálculo, ele serve de alicerce aos que pretendam tanto estudar novas formas de ensiná-lo quanto aos que queiram conhecer a teoria. Além disso, pode ser consultado por aqueles que, em qualquer disciplina, tencionem es elecer metodologias para detecção de possíveis invariantes operatórios ou mesmo compreender os principais elementos constituintes da mesma, tais como o tripleto (S,R,I), seus significados e suas relações com Piaget e Vygotsky. Tanto aqui no Brasil quanto em outros países, temos grupos de pesquisadores aplicando conceitos da teoria ao ensino de Física e da própria matemática, o que mostra que as possibilidades não se restringem apenas à utilização dos campos conceituais nas estruturas aditivas e multiplicativas, para as quais a teoria foi originalmente proposta. Melina Silva de Lima e José Vicente Cardoso Santos, ambos professores, compreendem que a pesquisa em Educação nunca finda-se, pois cada sala de aula e, mais especificamente, cada aluno, traz contribuições, indagações, investigações e fomento à continuidade do trabalho. Boa leitura!