O livro Alunos da educação especial incluídos na Educação Básica: significações de professores consubstancia-se na análise de que o campo da educação passa por diferentes transformações acompanhando a realidade social. Fato que se delineia por entender que essa realidade é múltipla, complexa e contraditória. E que, nesse movimento, emergem construções de significados e sentidos que contribuem para o entendimento de práticas sociais que os beneficiem e que outrora não contemplavam esse grupo especial de educandos, pois eram considerados nulos da sociedade; mas que na atualidade apresentam-se como um direito consolidado, a exemplo da inclusão escolar de alunos da educação especial, isto é, alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação (BRASIL, 2008), instituída pela educação inclusiva. Por se tratar de estudo de temática incipiente, compreende-se que esta obra possibilita a constituição de conhecimentos teóricos e práticos para os profissionais que atuam em diferentes áreas da atividade profissional, como da saúde, das ciências sociais, da educação, e outros. Dentre esses, ressaltam-se os professores que, ao receberem esse grupo especial de alunos em sala de aula, inquietam-se diante do processo de ensino aprendizagem e buscam ampliar seu repertório acadêmico sobre a temática por meio de pesquisas científicas, especialmente tendo como aporte teórico a Psicologia Sócio-Histórica. As contribuições teóricas do livro partem da análise de que a vivência de professores da educação básica com alunos da educação especial pode produzir novas significações acerca da atividade de ensino aprendizagem que possibilita a inclusão escolar.