Este livro procura sanar uma demanda crescente entre gestores e executivos. Como decidir o destino dos colaboradores que são flagrados cometendo desvios morais sem chafurdar no pântano dos achismos e das opiniões subjetivas? Como detectar as implicações morais que possam afetar o capital de reputação das empresas e prevenir ocorrências negativas? Como dar conta de situações polêmicas qualificando cientificamente as evidências disponíveis? O presente livro oferece aos leitores instrumentos precisos de análise ao mergulhar em dezenas de casos reais. Contribui para capacitar os leitores a se posicionar de modo articulado frente aos dilemas que as práticas empresariais ensejam. Converte-se, assim, em ferramenta preciosa tanto para decisores como para estudiosos da Ética Empresarial. A obra: . Serve como plano de aula em cursos de graduação, de especialização ou de pós-graduação. . Funciona como roteiro de autoaprendizagem para executivos que lidam com questões espinhosas que possam acarretar danos morais. . Constitui material de referência, fonte de inspiração ou banco de casos para que membros de comitês de ética, auditores, oficiais de compliance e de controles internos encontrem formas objetivas e fundamentadas para tratar os desvios moraisEste livro procura sanar uma demanda crescente entre gestores e executivos. Como decidir o destino dos colaboradores que são flagrados cometendo desvios morais sem chafurdar no pântano dos 'achismos' e das opiniões subjetivas? Como detectar as implicações morais que possam afetar o capital de reputação das empresas e prevenir ocorrências negativas? Como dar conta de situações polêmicas qualificando cientificamente as evidências disponíveis? O presente livro oferece aos leitores instrumentos precisos de análise ao mergulhar em dezenas de casos reais. Contribui para capacitar os leitores a se posicionar de modo articulado frente aos dilemas que as práticas empresariais ensejam. Converte-se, assim, em ferramenta preciosa tanto para dirigentes como para estudiosos da Ética Empresarial.