Este livro introduz as idéias de moral e política que o escritor mais tarde abordaria nas obras-primas 'Crime e castigo' e 'Os irmãos Karamazóv'. Sua idéia de 'homem subterrâneo' legou à ficção européia moderna um dos seus principais arquétipos, encontrado também em Kafka, Hesse, Camus e Sartre - o anti-herói morbidamente obcecado com a sua própria impotência de lidar com a realidade que o cercaDotado de um humor mordaz, provocativo e desafiador, este livro introduz as idéias de moral e política que Dostoiévski mais tarde abordaria nas obras-primas Crime e castigo e Os irmãos Karamazóv. Sua idéia de 'homem subterrâneo' legou à ficção europeia moderna um dos seus principais arquétipos, encontrado também em Kafka, Hesse, Camus e Sartre: o anti-herói morbidamente obcecado com a sua própria impotência de lidar com a realidade que o cerca. Esta obra, publicada inicialmente na revista Epokha, editada por Dostoiévski e por seu irmão Mikhail, traz em si várias discussões filosóficas. Dividida em duas partes, é um autoflagelante monólogo no qual o narrador, um rebelde contrário ao materialismo e ao conformismo, discute sua visão negativa do mundo e aborda as principais questões do seu tempo, constituindo uma narrativa de uma intensidade incomum.Dotado de um humor mordaz, provocativo e desafiador, este livro introduz as idéias de moral e política que Dostoiévski mais tarde abordaria nas obras-primas Crime e castigo e Os irmãos Karamazóv. Sua idéia de 'homem subterrâneo' legou à ficção europeia moderna um dos seus principais arquétipos, encontrado também em Kafka, Hesse, Camus e Sartre: o anti-herói morbidamente obcecado com a sua própria impotência de lidar com a realidade que o cerca. Esta obra, publicada inicialmente na revista Epokha, editada por Dostoiévski e por seu irmão Mikhail, traz em si várias discussões filosóficas. Dividida em duas partes, é um autoflagelante monólogo no qual o narrador, um rebelde contrário ao materialismo e ao conformismo, discute sua visão negativa do mundo e aborda as principais questões do seu tempo, constituindo uma narrativa de uma intensidade incomum.