Esta coletânea reúne um trabalho de fôlego, realizado por diferentes pesquisadores e pesquisadoras, que se propuseram a pensar, em perspectiva crítica, o educativo e o pedagógico na disputa hegemônica dos sujeitos, dos espaços e do paradigma de conhecimento que se deseja consolidar na formação humana. Em tempos de profunda crise estrutural, que se reflete nas reformas educativas em curso na América Latina, é urgente e necessário evidenciar a vitalidade que adquire a educação nos contextos de luta e de conquistas, de reconfiguração de sentidos, e de defesa de um processo formativo comprometido com a formação humana. [...] Os leitores tem em mãos um livro que se converte em um testemunho do compromisso político com a educação, compreendida como locus social e político da formação dos sujeitos históricos. Resta, então, convidar a todos para se adentrarem aos textos com o propósito de conhecer as discussões apresentadas pelos autores. Além disso, é importante considerar que o debate aberto por cada um dos capítulos e no seu conjunto constituem sementeiras para pensar a diversidade no processo educacional, bem como suas interfaces na disputa hegemônica. Dra. Lia Pinheiro Barbosa - Universidade Estadual do Ceará (Uece)