Este livro analisa a interface comunicação-educação no espaço escolar, em especial o rádio, como ferramenta interdisciplinar de ensino, possibilitando ao educando o conhecimento das linguagens midiáticas, das culturas e da construção da realidade. Assim, professores e alunos poderão compreender que o rádio como sujeito semiótico, desde os seus primórdios, teve papel relevante nos cenários da educação e da cultura, da política e da sociedade. Por meio de estudo comparativo ente duas escolas do ensino fundamental da Rede de Ensino Público de Curitiba, no Paraná, comprovou-se que o aluno-produtor-locutor da Radioescola compreende criticamente o discurso subliminar das mensagens e tem domínio do processo comunicação radiofônica. Na questão didático-pedagógica da ação educativa, o uso da rádio no espaço escolar promove à criatividade, a socialização, a cidadania, o desenvolvimento da habilidade de fala e de escrita, desperta o gosto pela pesquisa e leitura, eleva a auto-estima e o interesse do educando na sala de aula.