Este livro é resultado de um novo modelo de projetos orientados para o mercado (Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis -PINS), sendo, portanto, uma proposta inovadora para consolidação e viabilização do agronegócio brasileiro, em especial do desenvolvido pelos pequenos produtores rurais. A obra apresenta respostas ao questionamentos do setor produtivo, tendo em vista a busca incessante do mercado por elevados padrões de qualidade e competitividade dos produtos, ao patamar de excelência, requeridos pelos consumidores. O texto sugere quatro dimensões fundamentais nessa nova visão do PINS e sua inserção em planos de negócios: viabilidade técnica e econômico-financeira; viabilidade organizacional e competitividade da rede de negócios existentes e características de sustentabilidade presente no projeto. O estudo aprofunda a discussão sobre o conflito criado por diversos setores, no Brasil, entre o agronegócio e a agricultura familiar, quando alguns críticos afirmam que a agricultura de pequeno porte estaria fadada a desaparecer pela competição desigual com os grandes empreendedores. Obra recomendada para gestores públicos e privados, agricultores, executivos, empresários e profissionais que lidam com o agronegócio. Leitura complementar para programas de MBA, treinamento e reciclagem profissionais, bem como para a disciplina Agronegócios dos cursos de graduação em Administração de Empresas, Agronomia e Engenharia Florestal.