A prática do ensino de enfermagem em saúde coletiva representa o desafio de formar enfermeiros capazes de uma prática social que considere os determinantes sociais no processo saúde-doença na transformação do objeto do trabalho em saúde. O ensino da saúde coletiva busca o desenvolvimento de políticas de transformação das condições de saúde e de atenção à saúde no Brasil. Este livro procura organizar os conteúdos da disciplina Saúde Coletiva de maneira didática e abrangente, com o objetivo de fornecer ao aluno a base teórica necessária para conhecer as necessidades das populações das áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde e, com isso, problematizar a realidade encontrada e desenvolver projetos que possam tanto responder em alguma medida às necessidades de saúde quanto servir como instrumento no processo de ensinoaprendizagem, possibilitanto a elaboração de práticas condizentes com essas necessidades e superando práticas estabelecidas em serviços primordialmente verticalizados. Sobre as organizadoras: Cassia Baldini Soares é Mestre em Saúde Pública pela School of Public Health, University of Illinois. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora Associada (Livre-Docente) do departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da USP. Célia Maria Sivalli Campos é Professora do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da USP.