Este livro constitui mais um resultado do esforço individual e coletivo dos membros do Grupo de Psicologia Escolar/Educacional da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) que dá continuidade a um trabalho de discussão e produção científica que vem se desenvolvendo sistematicamente desde 1994. Esta obra, expressão do interesse do grupo em analisar e discutir novas formas de atuação dos psicólogos perante a difícil situação da educação na realidade brasileira, integra os trabalhos apresentados e discutidos no X Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico organizado pela ANPEPP que teve lugar em Aracruz, Espírito Santo, de 24 a 28 de maio de 2004.
O livro, importante para a mudança de visões e práticas, revela novas formas de atuação do psicólogo na instituição escolar para fazer frente tanto a demandas sociais emergentes quanto a políticas públicas relevantes como as relacionadas com o processo de inclusão escolar. Também apresenta experiências do trabalho do psicólogo em outros contextos educativos institucionalizados e debate os desafios que a necessidade de novas formas de atuação e de visão da realidade apresentam para a formação do psicólogo, especialmente os relacionados com a dimensão pessoal da formação. A construção de novas representações e a procura criativa de novas formas e alternativas de atuação, reflexões que a obra estimula, podem constituir importantes formas de expressão do compromisso dos psicólogos, não apenas com processos educativos que contribuam realmente para o desenvolvimento, mas também com uma sociedade mais justa.